útero Bicorno?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

útero Bicorno?

Mensagem  Admin em Sex Abr 22, 2011 11:57 am

Vamos começar pelo o que vem a ser útero bicorno. No começo da vida embrionária, forma-se o útero pela fusão de dois canais chamados ductos de Muller. Quando desse ductos não é completa, o útero pode tornar-se bicorno ou septado. O útero bicorno apresenta-se com o corpo dividido ao meio, tanto interna como externamente. É como se o útero estivesse separado apenas em sua parte mais gordinha, ou seja, o corpo uterino. Já o septado possui uma parede interna dividindo-o em duas cavidades. A inspeção uterina externa mostra um útero normal. No entanto, o útero infantil é aquele que mantém as medidas do período pré-puberal, onde o colo uterino possui medidas maiores ou iguais ao do corpo uterino. Normalmente, depois da puberdade, o corpo uterino é maior que o colo.

Para que o diagnóstico diferencial entre útero septado e bicorno seja feito, estão mais indicados os seguintes exames: ressonância magnética ou a associação de histeroscopia com video-lapararoscopia. O diagnóstico de útero infantil geralmente pode ser feito apenas com ultra-som. Como você foi submetida a uma video-laparoscopia e o útero foi avaliado como sendo normal , sugere que você possa ter útero septado.

Precisaria de mais elementos para melhor avaliação. O útero bicorno classicamente não tem indicação para tratamento cirúrgico, no entanto, o útero septado é uma das mal-formações que mais se beneficiaram com a histeroscopia operatória. As mal-formações citadas acima podem levar a trabalho de abortamento ou a trabalho de parto prematuros.

O risco vai depender, por exemplo, se o septo é completo ou incompleto. De modo geral, costuma-se indicar circlagem do colo uterino por volta de 14 semanas de gestação, pois as mal-formações desse tipo vêm acompanhadas de incompetência do colo uterino, ou seja, o colo uterino pode abri-se mais facilmente durante a curso da gestação.
Útero bicorno ou bicorne é uma má formação uterina em que existe uma membrana dividindo o útero em dois lados, na parte interna. Essa membrana pode ter tamanhos variados, desde uma pequena divisão até uma divisão completa do útero em dois.
O fato de se ter útero bicorno pode ou não dificultar a gravidez; deve ser realizado o correto diagnóstico, sendo, o tratamento cirúrgico. Deve ser feita, em alguns casos, cerclagem para segurar o bebê no interior do útero, já que esse tipo de má formação pode causar o aborto espontâneo, precoce ou tardio.
O útero bicorno é uma má-formação uterina, que ocorre quando a mulher ainda está no útero materno.
O grau de separação das duas partes é variável, podendo ser pouco bicorno, mais bicorno e até serem dois úteros separados.
Também podem ser totalmente ou parcialmente funcionais.
Essa malformação pode ser observada através de exames clínicos, ultra-sonográficos ou radiológicos.
Essa é uma alteração congênita e relativamente comum. É causa freqüente de abortamento gestacional, pela falta de capacidade de distensão uterina na evolução gestacional.
Existem situações de pacientes que apresentam o útero bicorno, porém, com uma boa evolução da gravidez. Apresenta duas cavidades diferentes. Em alguns casos uma cavidade é menor e outra maior e a gravidez geralmente se desenvolve na cavidade maior não comprometendo a gestação.
Existem casos que é recomendado uma cirurgia pra recompor as duas cavidades em uma só para prevenir problemas durante a gravidez, uso de DIU, menstruação, etc.
No que se refere ao sucesso da gravidez no caso de útero bicorno, vai depender de como é a má-formação e o estado da parede muscular do útero, mas é totalmente possível engravidar. Contudo, realizar um acompanhamento pré-natal adequado é fundamental, porque há maior risco de trabalho de parto prematuro e abortamento.

Admin
Admin

Mensagens: 8
Data de inscrição: 22/04/2011

http://engravidarcomsaude.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Eu tenho......

Mensagem  Admin em Sex Maio 13, 2011 2:45 pm

Nossa quando descobri fiquei chocada, ainda não falei com a minha GO será que tenho chances de engravidar? bounce

Admin
Admin

Mensagens: 8
Data de inscrição: 22/04/2011

http://engravidarcomsaude.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum